quinta-feira, 18 de abril de 2013

Há uma semana, no Bairro dos Livros, no Porto (Portugal)



Era para ser a apresentação dos alunos da Oficina que eu ia dirigir... mas na falta de número suficiente de inscritos, não se fez a Oficina e fez-se antes uma Sessão de poesia sob o tema "Ler é Agitar".

E foi tão boa: nada se faz sem bons livros, boas ideias, bons interlocutores.

Episódio 108/365 "A noite dos búlgaros" de Um Certo Plume por Henri Michaux


terça-feira, 9 de abril de 2013

Oficina de Recitação de Poesia, com Nuno Meireles, no Bairro dos Livros

No próximo Bairro dos Livros, Nuno Meireles orienta a Oficina de Recitação de Poesia num workshop que decorre durante a tarde de sábado do dia 13 de Abril, entre as 15h e as 18h, no Pólo das Indústrias Criativas da UPTEC.
A poesia em voz alta está a crescer como arte, tão vizinha do teatro e da literatura. A poesia  pede cada vez mais que a digam, a recitem, a expressem, a comuniquem. Cada vez mais urge trabalhar as ferramentas de que se serve quem recita poesia, com uma metodologia que favorece a experiência directa dos alunos com os poemas.

Preço da oficina: 15€

Inscrições ou mais informações através dos contactos:
infopoesiaemvozalta@gmail.com
93 845 72 02
Oficina de Recitação de Poesia, com Nuno Meireles, no Bairro dos Livros

Nuno Meireles é formado em Teatro, como actor, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Tem trabalhado simultaneamente como actor e recitador de poesia, assim como professor.
Como actor trabalhou, por exemplo, com A Escola da Noite (Coimbra), Seiva Trupe (Porto) e Acaro (também Porto).
Como professor tem sido docente do ensino superior na Escola Superior Artístca do Porto (ESAP), e do Instituto de Educação (Universidade do Minho), respectivamente em Jogo e Expressão Dramática e Expressão Dramática e Movimento.
No seu trabalho com a poesia dita participa em sessões de poesia, e peças de teatro a partir de poemas. Tem interpretado sobretudo poesia de Fernando Pessoa, ora lendo ora representando em palcos os seus poemas, ou mesmo personificando o poeta em entrevistas históricas…
Criou o blog poesiaemvozalta.blogspot.com para divulgar a sua actividade como recitador de poesia e, em 2013, coloca nesse blog (e no youtube, e na página do facebook…) um poema diário em 365 episódios.
Estes vídeo-poemas, entre poesia recitada de cor ou somente em leitura e formato áudio, têm sido uma maravilhosa aventura… com sugestões, trocas e muita aprendizagem.
Resta dizer que nesta vertente, sua paixão, tem desenvolvido as suas duas dimensões – de docente e de actor, sistematizando as ferramentas usadas, não só nas sessões como nos poemas diários, de modo a poder transmiti-las a outrem.

Episódio 99/365 "Gato" de Joana Félix