segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Folha de sala Tabacaria (de Álvaro de Campos) + O Oitavo Poema de O Guardador de Rebanhos (de Alberto Caeiro) - Contagiarte

Monólogo
28 de Novembro de 09
ArtPlusArs – 3º Encontro de Artes Performativas
Contagiarte


Campos diz-nos que - aparte não ser nada - tem em si todos os sonhos do mundo.
E a mim parece-me que aparte esta sala não ter nada, e não ser mais que uma sala vazia, tem também ela todos os sonhos do mundo.

E são esses sonhos que fazem encontrar-se um poeta falecido em 1935 e estas tábuas tão calcadas de uma antiga casa da rua Álvares Cabral, na recta final de um encontro de artes performativas, numa noite a tender para chuvosa, no fim de mais um Novembro.

Campos, Caeiro, Pessoa e o intérprete que ora verão – a todos estes agrada a simulação – se reunirão por momentos, na vossa presença, como se a vida fosse o sonho de sermos outra pessoa, ou (o que será o mesmo) um outro lado de nós próprios.

E a si, em nome do único que falará as palavras dos outros que já não falam mais que por escrito, obrigado por fazer parte.

Nuno Meireles

ENCENAÇÃO/INTERPRETAÇÃO NUNO MEIRELES

ILUSTRAÇÃO DO CARTAZ ANTÓNIO SANTOS

DESIGN GRÁFICO ENZO MEIRELES

APOIO CONTAGIARTE

OPERAÇÃO DE LUZ RUI OLIVEIRA

AGRADECIMENTOS Ana Saltão, Rui Oliveira e restante equipa do Contagiarte pela disponibilidade; Enzo Meireles e António Santos pelo seu maravilhoso trabalho visual; e novamente Margarida Fernandes por, mais uma vez, apontar todas as coisas que há nas flores, sendo que estas são as palavras e os espaços, e aquelas o passo em frente.